Baixada Santista

Começam os trabalhos subaquáticos nas obras da Ponte dos Barreiros

21/10/2021
Começam os trabalhos subaquáticos nas obras da Ponte dos Barreiros | Jornal da Orla

A Ponte dos Barreiros está passando por diversas intervenções desde agosto deste ano, e nesta semana começaram os serviços de mergulhadores na recuperação das partes emersas e submersas das estacas.

 
O serviço subaquático, neste primeiro momento, consiste em um jateamento de alta pressão em todas as colunas, acima e debaixo d’água, para remover todas as crostas, garantindo que a massa tenha melhor aderência às pilastras. Também na parte inferior, desde o início da obra, já foram recuperadas 14 estacas, duas transversinas de sustentação e uma longarina.

 
Na parte superior da ponte, as equipes já finalizaram o grauteamento de 15 das 68 juntas que fazem a ligação da pista de rolamento. O grauteamento é um procedimento em que é inserido um tipo específico de massa para o preenchimento de espaços vazios.

 
Também já foram concluídos 300 dos 625 metros de alteamento das barreiras New Jersey na passarela.

 
Além do reforço dos mergulhadores, a empresa PhD Engenharia, que é responsável pelo projeto, realiza todo o controle tecnológico, fiscalizando os serviços semanalmente e garantindo que o andamento esteja em conformidade com o projeto inicial.

 
A obra tem previsão de duração de doze meses. Todas as colunas, que atualmente medem 40 centímetros de diâmetro, passarão a medir 62 centímetros ao término do processo, garantindo que o suporte de carga, que hoje é de 30 toneladas, passe para 45 toneladas.